DEPUTADO FEDERAL - UM VENCEDOR NA LUTA PELO POVO
BIOGRAFIA
HISTÓRIA:
Popó é sinônimo de força, superação, vitória. É sinônimo de campeão.
Com muita determinação, Acelino Popó Freitas, 36, transformou a sua vida através do Boxe, um esporte carente de estrutura no Brasil. Foi nesse cenário, sem incentivos e patrocínios, que Freitas disparou o seu país quatro vezes ao mais alto escalão internacional do Boxe, conquistando, de maneira inédita, quatro títulos mundiais, em duas categorias.
Outras marcas surpreendentes fazem parte da trajetória vitoriosa de Popó, como a conquista de 29 nocautes consecutivos, sendo 21 decididos no primeiro round. Números que superam até mesmo Mike Tyson, em seu fulminante início de carreira. Popó relaciona em seu cartel profissional de 41 lutas, sendo 39 vitórias (33 por nocaute) e somente duas derrotas.
Garoto da Baixa de Quintas, periferia de Salvador, na Bahia, Popó não aderiu às inúmeras possibilidades que o atraiam às drogas e ao mundo do crime. Aproveitou uma única oportunidade que teve de treinar boxe, aos 14 anos de idade, por incentivo do seu irmão mais velho, Luís Cláudio, e dela se destacou mundialmente, tornando-se um ídolo brasileiro, uma referência dentro e fora dos ringues.
Em reconhecimento à sua história desbravadora, Popó, que com recursos próprios, mantêm um projeto social atuante, o IAPF – Instituto Acelino Popó Freitas, foi eleito Deputado Federal, pelo PRB-BA, e continua na luta, agora pelo povo. Em momentos históricos para o país, com as iminentes Olimpíadas e Copa do Mundo, Popó se estabelece como um defensor do esporte brasileiro, em suas diversas modalidades, e já começa a se destacar com ações e projetos para o segmento, gerando resultados em diversas outras áreas.
Aposentado há 5 anos do boxe, Popó, cumprindo o desejo de seu filho mais novo, Popozinho, que não o viu atuar profissionalmente, e o anseio da maioria dos brasileiros, lutou no dia 02 de junho de 2012 no Uruguai, contra o também brasileiro Michael Oliveira e venceu por nocaute no 9º round.
Conheça um pouco da vida do Popó
Nasci na Baixa de Quintas, periferia de Salvador, em uma família pobre. Só estudei até a 4ª série. Sempre convivi com as dificuldades e logo aprendi a me defender, inclusive das drogas. Minha vida começou a mudar quando um amigo, Luis Dórea, abriu as portas da sua academia para que pudesse treinar boxe sem pagar nada.
Agarrei a chance com toda força. Fui campeão baiano, norte-nordeste e brasileiro, medalha de prata nos jogos Pan-americanos em 1995 e quatro vezes campeão mundial, em duas categorias diferentes. Em minha carreira conquistei recordes e vitórias retumbantes, me tornando um ídolo, não só dos baianos, mas de todos os brasileiros.
Mesmo como grande campeão, não esqueci minhas raízes e sempre lutei contra a desigualdade na Bahia. Construir o IAPF (Instituto Acelino Popó Freitas) no Arraial do Retiro, no Cabula, para dar aos jovens de baixa renda uma oportunidade de vencer na vida através do esporte. Quero continuar dando exemplos de superação. Tanto que hoje estudo o segundo semestre de Direito. Por isso, me considero vencedor, emotivo e um homem de caráter.