Evento visa criar projetos esportivos de incentivo para retirar jovens de situação de risco
MACAPÁ - O primeiro Fórum de Esporte e Lazer de Macapá debateu sobre políticas públicas que criem e incentivem projetos sociais esportivos para estimular jovens em vulnerabilidade social. O evento aconteceu nesta segunda-feira (16) e contou com a participação do tetracampeão mundial de boxe e, hoje, deputado federal Acelino Popó Freitas (PRB/BA).
O ex-atleta palestrou sobre a humilde, infância, conquistas e vitórias que teve, para motivar os mais de 200 alunos em nível médio e superior que assistiam atentos ao depoimento. O tetracampeão orientou os jovens sobre como aproveitar a adolescência com saúde e viver novas experiências sem entrar no mundo das drogas e da violência.
O aluno do terceiro ano do ensino médio, Jonas Silva, disse que são exemplos como o de Popó que os adolescentes precisam. “A disciplina dele mostrou as oportunidades para construir uma carreira de sucesso de muito trabalho e determinação”, admirou-se.
O coordenador municipal de esporte e lazer, Yuri Pelaes, disse que projetos de incentivo que auxiliem e retirem jovens de situação de risco social sempre serão de interesse da Prefeitura de Macapá, a exemplo do projeto Bolsa-Atleta, para patrocinar atletas da cidade. "O esporte tem um papel fundamental no processo de recuperação de jovens que vivem em situação de risco", afirmou Palaes.
Durante o fórum Popó recebeu um troféu do treinador Augusto dos Anjos, que desenvolve o projeto social projeto Formando Campeão, do Clube de Boxe Nelson dos Anjos, criado em 2000. O treinador ensina boxe gratuitamente a crianças e adolescentes, no bairro dos Congós, na zona Sul de Macapá.
Fonte: portal da Amazônia