terça-feira, 27 de agosto de 2013

Audiência Pública com os Agentes de Trânsito


27 de Agosto de 2013







Eles tiveram que improvisar nas Copas das Confederações. Sem treinamento adequado, sem participar das discussões acerca dos preparativos para os grandes eventos no Brasil, os agentes de trânsito da Bahia e dos demais estados se uniram em prol de uma grande causa: receberem as instruções necessárias para exercerem com excelência, a função da guarda de trânsito na Copa do Mundo.

Tudo teve início numa visita de representantes da ASTRAM – Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito da Bahia - ao gabinete do deputado Acelino Popó (PRB/BA). Em audiência com o parlamentar iniciaram um debate acerca do posicionamento dos agentes de trânsito que não foram convocados para contribuir na organização do trânsito das cidades sede e que durante a Copa das Confederações, enfrentaram vários problemas na execução de tarefas.

Segundo o Presidente da Associação, Senhor Melk Santana, os agentes de trânsito não tem qualificação para atender com excelência a todos os turistas no período da Copa do Mundo, visto que nem dez por cento dos servidores tem domínio de alguma língua senão o português. A comunicação fica restrita e as instruções do trânsito podem ser prejudicadas na maioria dos casos que envolverem estrangeiros.

Outra reclamação é a falta de opção em contribuir com a organização da cidade no dia dos jogos. “Nós que estamos na rua e que conhecemos o trânsito em todos os horários, que identificamos os piores trechos e que poderíamos controlar o fluxo de carros intenso em algumas áreas de restrição, não podemos opinar em nada, só executar”, relatou um agente baiano inconformado com a situação.

Popó é membro da Comissão de Turismo e Desporto e propôs uma audiência com todos os representantes das Cidades Sede para discutir sobre o assunto. A reunião já está confirmada e programada para o dia 27 de agosto, próxima terça-feira, a partir das 14 horas, no plenário 9, no corredor das Comissões da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Uma caravana de baianos e vários outros agentes de trânsito das doze Cidades Sede (Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal) irão participar da audiência, além das autoridades competentes que foram convidadas para conceder explicações sobre o tema.

Para os interessados que querem participar da discussão acerca do assunto e não poderão estar presentes, terão a opção de acompanhar o debate pelo site da câmara no endereço: http://edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos.


Fonte: www.popo.com.br