terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fatos Históricos de Hoje, 27 de agosto de 2013





COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 27 DE AGOSTO


  • DIA DA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA MOLDÁVIA (Republica Moldova). Capital: Chisinau. Nacionalidade: moldávia. Data Nacional: 27 de agosto de 1991
  • DIA DO PSICÓLOGO, instituído pela Resolução 2/74 CEP, publicada no Diário Oficial II, de 22 de julho de 1974, página 2.735.
  • DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS.
  • DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO.


27 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL


1789 – PARIS – FRANÇA – Divulgada um dia antes, a Declaração dos Direitos dos Homens é aprovada e adotada pela Assembleia Nacional Francesa.

1828 – RIO DE JANEIRO – A independência do Uruguai é formalmente proclamada durante conversações preliminares entre o Brasil e a Argentina.

1936 – CAIRO – EGITO – O Egito e a Grã-Bretanha assinam um tratado pelo qual as forças inglesas se retirariam do país, exceto do Canal de Suez.

1941 – HELSINQUE – FINLÂNDIA – Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo da Finlândia se recusa a coordenar com a Alemanha nazista a invasão da União Soviética.

1941 – TEERÃ – IRÃ – Na Segunda Guerra Mundial, os líderes do Irã renunciam, dois dias antes de tropas inglesas e russas invadirem o país. O xá, Reza Khan, simpático ao nazismo, abdica em favor do filho, Mohammad Reza Pahlevi. E os últimos soldados soviéticos deixaram a nação só em 1946.

1945 – TÓQUIO – JAPÃO - Tropas norte-americanas chegam ao Japão, ao final da Segunda Guerra.

1970 – LOS ANGELES – ESTADOS UNIDOS – Elton John faz o primeiro show nos Estados Unidos.

1980 – SANTIAGO DO CHILE – No Chile, 50 mil pessoas protestam contra a Junta Militar.

1990 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – O governo expulsa 36 diplomatas iraquianos.

1916 – ROMA – ITÁLIA – A Itália declara guerra à Alemanha, na I Guerra Mundial. O saldo foi 700.000 mortos. Veteranos, feita a paz, emigraram para o Rio Grande do Sul, fixando-se nas velhas colônias italianas. Trouxeram consigo as canções surgidas nas trincheiras e as espalharam entre nós.



O DIA DE HOJE, 27 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO BRASIL


1792 – ANGOLA – ÁFRICA DO SUL - ‘’Morre em Angola, degredado, o poeta Alvarenga Peixoto, herói da Inconfidência Mineira. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1744, e pouco publicou em vida. Foi casado com Bárbara Heliodora, única mulher a se envolver na conspiração. Sua obra foi reunida em 1865, por Joaquim Norberto de Sousa e Silva.

1828 – MONTEVIDEO – URUGUAI – Assinada a convenção de paz entre o Império do Brasil e a República das Províncias Unidas do Rio da Prata, República Argentina, reconhecendo a independência da República da Banda Oriental do Uruguai. Venceu a proposição brasileira, que queria ‘’independência absoluta e imediata.’’ A Argentina pleiteava uma independência temporária.

1961 – PORTO ALEGRE - Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, afirma que garante a posse de João Goulart “à bala, se for preciso”.

1969 – BRASÍLIA – Uma trombose obrigou Costa e Silva a se afastar da Presidência do Brasil. Uma junta militar o substitui, assumindo o comando do País.

1974 – PORTO ALEGRE – Morre o compositor Lupicínio Rodrigues.

1975 – RIO DE JANEIRO - A primeira versão da novela “Roque Santeiro” é censurada pela ditadura.

1980 – RIO DE JANEIRO - Três bombas explodem na OAB, matando uma pessoa.

1969 – RIO DE JANEIRO – Morre Gilberto Amado, escritor e ensaísta brasileiro. Poeta neo parnasiano e depois modernista. Formou-se em direito no Recife. Foi professor, jornalista e diplomata, deputado federal e senador. Nasceu em Estância, Sergipe, aos 7 de maio de 1887.

1989 – RIO DE JANEIRO – Morre aos 75 anos o sambista compositor Dorival da Silva, o Chocolate.

1990 – RIO DE JANEIRO - Morre Afonso Arinos de Melo Franco, escritor, político e historiador. Como deputado, apresentou lei contra a discriminação racial. Presidiu a comissão de notáveis, encarregada pelo presidente José Sarney, para preparar anteprojeto da Constituição de 1988.



O DIA DE HOJE, 27 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL


1849 – RIO PARDO – Morre João de Deus Menna Barreto, que se distinguiu nas guerras do Uruguai, foi vice-presidente da Junta Governativa Provincial, foi Barão e Visconde de São Gabriel. Sustentou a legalidade, combatendo os farrapos. Era natural de Rio Pardo, onde nasceu aos 2 de julho de 1769.

1896 – SÃO GABRIEL - Nasce Sílvio de Faria Correia, jornalista, poeta, historiador e teatrólogo.

1905 – URUGUAIANA – Nasce Urbano Lago Villela, jornalista, poeta, contista.

1917 – LAVRAS DO SUL – Nasce Ludovico Meneghello, biógrafo. Autor de livros sobre Artur Arão.

1929 – SÃO BORJA - Nasce Ary Portela Lopes, militar. Contista. Autor de ‘’Causos de Milico’’.

1940 – ROCA SALES - Nasce Itamar Navildo Vian, bispo capuchinho e professor universitário.



SANTO DO DIA DE HOJE, 27 DE AGOSTO

DIA DE SANTA MÔNICA - Mãe de Santo Agostinho, célebre doutor da Igreja. Nasceu em Tagaste, norte da África, no ano 332. Casou com Patrício, tendo os filhos, Navigio e Agostinho, além de uma filha, cujo nome é ignorado. Foi mulher de constante oração e de virtudes firmes. Morreu na cidade de Ostia, em 387.



O DIA DE HOJE, 27 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA REGIONAL


1897 – CHIUSA-KLAUSEN – (Tirol-Trentino) – Itália – Nasce José Aluísio Brugger. Médico, trabalhou no Hospital Pompéia. Escreveu fundamentada e apreciada história da Medicina de Caxias do Sul.

1937 – SÃO MARCOS – Prefeito Dante Marcucci recebe solicitação de escola estadual, assinada por 120 famílias, entre os quais João Ballardin, Francisco Chemello, Leonardo Chemello, Ângelo Prebianca, Tranqüilo Molon, Bruno Polidoro, João Magrin e José Rech. A Escola funcionou em 1938. 

1955 – CAXIAS DO SUL – Recreio da Juventude liga o primeiro aparelho de televisão da cidade.

1960 – VERANÓPOLIS - Morre Vitório Costella, fundador e promotor da Escola Primária da Linha Marquês do Herval. Teve intensa atividade comunitária e no progresso da educação popular.

1974 –PORTO ALEGRE - Morre Lupicínio Rodrigues, compositor. Suas obras fazem bonito no cancioneiro popular. “ Entre, meu amor, fique à vontade, e diz com sinceridade o que desejas de mim… não te darei carinho e nem afeto, mas para te abrigar podes ocupar meu teto, para te alimentar podes comer do meu pão”. É um clássico entre os grandes compositores do BRASIL.



Fonte: Jornal Ponto Inicial