quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama conquista um segundo mandato histórico

Desde a grande crise de 1929, nenhum presidente dos Estados Unidos tinha sido reeleito com uma taxa de desemprego acima de 7,2% (7,9% atualmente)


Barack Obama e sua família chegam ao palco após em Chicago, Illinois, onde o democrata faria seu discurso de vitória



Obama e sua família chegam ao palco após em Chicago, Illinois

Washington - Barack Obama venceu claramente a eleição presidencial dos Estados Unidos contra o republicano Mitt Romney ao conquistar, aos 51 anos, um segundo mandato histórico à frente da maior potência mundial, mesmo enfrentando uma crise social e econômica sem precedentes desde os anos 1930.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos chegou ao poder há quatro anos com slogans de "esperança" e "mudança" e conseguiu convencer seus compatriotas de que estava em melhor posição para guiar o país por mais quatro anos.

Entretanto, desde a grande crise de 1929, nenhum presidente dos Estados Unidos tinha sido reeleito com uma taxa de desemprego acima de 7,2% (7,9% atualmente). Apenas um democrata, Bill Clinton, governou por dois mandatos completos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, tendo deixado o país em excelente situação econômica e financeira.

Após um ano e meio de uma campanha que custou bilhões de dólares, dezenas de milhares de quilômetros percorridos e de mãos entrelaçadas, milhões de americanos fizeram sua escolha entre dois candidatos que, em essência, pouco prometeram e optaram por renovar sua confiança em Obama.

"Isto aconteceu graças a vocês. Obrigado", escreveu o presidente terça-feira à noite, anunciando sua vitória no Twitter pouco antes das 22h15 (02h15 no horário de Brasília) em Chicago. "Estamos juntos nisto. Fizemos assim na campanha e é como somos", acrescentou.

"Nesta eleição, vocês, o povo americano, nos lembraram que, se a estrada é difícil, se a viagem é longa, nós devemos erguer a cabeça", afirmou em seu discurso da vitória em um grande palco montado no Centro de Convenções McCormick Place, seu quartel-general na última noite da campanha, sob os aplausos da platéia em delírio.

"Nós sabemos em nossos corações que, para os Estados Unidos, o melhor ainda está por vir", acrescentou ele, ao lado de sua esposa, Michelle, e suas duas filhas, Sasha e Malia.

Fonte: Exame.abril.com.br