Na terça-feira (27), o Governador Jacques Wagner reuniu-se com o Deputado Acelino Popó (PRB-BA) e seus assessores, Everaldo Júnior e Bruno de Barros, em Salvador, para nutrir novos mecanismos de intervenção social através do esporte respondendo às necessidades da população essencialmente no combate às drogas crescente nas comunidades do Estado da Bahia. O encontro abriu espaço para apresentação dos resultados já alcançados no mandato de Popó.
Esse momento alçou um olhar mais atencioso ao projeto “Luta Social”, uma iniciativa do Instituto Popó, inspirada na história de vida do tetra-campeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas. O projeto cujo lema “debaixo do viaduto agora é local de inclusão social através do esporte!” foi elogiado pelo governador Jacques Wagner declarando que este poderá ser um modelo nacional e até internacional.
Em linhas gerais, o objetivo do projeto “Luta Social” é aproveitar o subutilizado espaço público debaixo do viaduto - sinônimo de exclusão social – como fator de transformação de vidas e inclusão através do esporte promovendo, gratuitamente, não apenas atividades físicas e treinos em diversas modalidades de artes marciais, como também reflexões sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento saudável da comunidade.
Instalar unidades debaixo de viadutos próximos aos bairros menos favorecidos de Salvador e de diversas cidades e regiões da Bahia é a grande tarefa a fim de beneficiar um grande contingente de comunidades com este programa inovador que “visa ser uma espécie de incubadora de intervenção social”, como explicou Everaldo Júnior, Chefe de Gabinete do Popó. O deputado ainda completou que “a iniciativa pretende ser um grande exemplo de responsabilidade social, democratização, promoção da educação, do esporte, da saúde física e mental, e contribuir na transformação social lutando contra as drogas e fazendo bom uso das áreas ociosas municipais” defendeu Popó.
A atuação de Popó tem sido efervescente na colaboração corpo presente nas confederações esportivas locais, participando efetivamente das decisões do esporte baiano, “inclusive sendo um dos deputados federais que mais encaminhou recursos a projetos esportivos na Bahia” pontuou Bruno de Barros.
Além do “Luta Social”, Popó mostrou outras iniciativas do seu cartel de projetos voltados as comunidades com foco no combate a drogas, a violência na periferias e escolas, bem como a defesa do esporte como transformador social.
Jefferson Acácio (Ascom Popó)