quinta-feira, 29 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DO SALVADOR


Parabéns Salvador! Parabéns a todos os soteropolitanos!
Hoje várias comemorações estão acontecendo na cidade, mas será que todos tem motivos para festejar? Ou só um pequeno grupo?
É uma pena que a primeira capital do Brasil esteja enfrentando o grave problema da violência, marginalidade, drogas, vícios de um modo geral, mas essa situação é ainda pior nos bairros carentes, porque a falta de perspectiva dos moradores cresce na mesma proporção que a violência, pois o medo de falar, denunciar só fortalece o problema e o silêncio se torna o maior companheiro dessas pessoas.
Os moradores das áreas consideradas de risco não conseguem enxergar um mundo melhor, não sabem a quem procurar e se acomodam de tal forma que a mudança é praticamente impossível. As promessas são infinitas, mas o cumprimento delas não tem inicio.
O caminho é longo, difícil e arriscado, mas se cada um de nós tentar ser diferente, o futuro dos nossos filhos poderá ser melhor.
Não espere o resultado e as benfeitorias dos outros! Calcule e realize o seu!
Parabéns Salvador e a todos àqueles que tentam ser diferentes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DO SALVADOR - CONHEÇA A HISTÓRIA

Fundada em 29 de março de 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil, posição que manteve durante 214 anos (1549-1763).
A Baía de Todos os Santos era conhecida pelos navegadores portugueses desde 1501; sua localização estratégica na costa brasileira propiciava as ligações Portugal - Brasil - África - Ásia e a eqüidistância entre as regiões Norte e Sul do Brasil, aliada às condições requeridas para o abrigo seguro e a correta manobra das embarcações. Tudo isso determinou a sua escolha como local ideal para a construção da capital do Brasil.
O conjunto arquitetônico colonial de Salvador é de grande importância para a História, possuindo inclusive o título de "Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade" conferido pela O.N.U - Organização das Nações Unidas.
Ao longo dos três primeiros séculos posteriores ao descobrimento do Brasil, Salvador - Capital entre 1549 e 1763 - serviu de palco dos acontecimentos mais marcantes do País e se transformou na principal localidade do Atlântico Sul. Em 1501, uma expedição de reconhecimento à terra descoberta por Pedro Álvares Cabral deparou-se com uma grande e bela baía - batizada de Baía de Todos os Santos pelo navegador Américo Vespúcio, por ter sido descoberta no dia 1º de novembro.
O grande golfo tornou-se, então, uma referência para navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados no litoral do Novo Mundo.
Alguns registros históricos da época relatam ocorrências, como a saga do português Diogo Álvares, em 1510. Náufrago de uma nau francesa, ele foi acolhido pelos indígenas Tupinambás da região e chamado de Caramuru. Posteriormente, tornou-se membro influente da comunidade, formou as primeiras roças de cana-de-açúcar e algodão e casou-se com uma índia, batizada com o nome de Catarina Paraguaçu (filha de um cacique da tribo Tupinambá). Caramuru desempenhou importante papel na implantação do Governo Geral.
Em 1549, o rei de Portugal D. João III nomeou o militar e político Tomé de Sousa para ser o governador-geral do Brasil e decidiu enviá-lo para a missão no dia 12 de fevereiro do mesmo ano. A armada, capitaneada pela nau Conceição, trazia mais de mil pessoas em seis embarcações: as naus Conceição, Salvador e Ajuda, duas caravelas e um bergantim. Depois de 56 dias, a esquadra aportou no porto de Vila Velha - fundada pelo donatário da capitania hereditária da Bahia, Francisco Pereira Coutinho - e foi recebida com festa pelos Tupinambás e por Caramuru. Tomé de Sousa ficaria no cargo até 1553, quando voltou à Lisboa e foi substituído por Duarte da Costa. Em 1550, a Capital viu os primeiros escravos chegarem nos navios vindos da Nigéria, Senegal, Angola, Moçambique, Congo, Benin e Etiópia. Com o trabalho dos negros, a cidade prosperou por influência econômica das atividades portuárias e da produção de açúcar, do fumo e do gado do Recôncavo. Em 1583, Salvador tinha duas praças, três ruas e cerca de 1.600 habitantes. 
A descoberta do ouro e a mineração na Chapada Diamantina, no século 18, aumentou a prosperidade e determinou novo afluxo de população: em meados do século, Salvador já contava com 40.000 habitantes.
Atualmente, a região metropolitana de Salvador tem cerca de 3 milhões de habitantes.

HISTÓRIA DE PARIPIRANGA - BA

História
 
Praça da Igreja - prédio onde hoje funciona a Secretaria municipal de Educação
Há incerteza quanto à tribo que ocupava a região onde hoje está localizado o município de Paripiranga. Tupinambás não o eram, certamente, porquanto estes estavam localizados no baixo Irapiranga (Vaza Barris), em terras férteis, e não tinham necessidade nem lhes servia estabelecerem-se no "agreste". Na vasta região circunscrita pelos rios São Francisco, Jacurici e Itapicuru, algumas tribos mantinham seus aldeamentos. Sabemos que na região de Jeremoabo havia as tribos mungurus e ceriacás, quase sempre em pé de guerra, a ponto de O governador-geral D. João Lancastre, em 1697, ameaçar o chefe dos muncurus de mandar decapitá-Ias se a sua gente não sustasse os ataques reiterados contra os cariacás e, na região de Euclides da Cunha, a tribo dos caimbés.
Nada se pode adiantar de positivo quanto a0s índios que habitavam as terras onde atualmente está situado o município de Paripiranga. É, no entanto, tradição corrente, que ali existiu uma tribo denominada vermelhos, havendo quem admite pertencesse ela à família dos tapuias.
A primeira penetração no território ocorreu no século XVII, quando colonos portugueses se fixaram no município, fazendo nascer a povoação de Malhada Vermelha, cujo nome foi mais tarde, mudado para Patrocínio do Coité, hoje cidade de Paripiranga Nos seus primórdios, a povoação de Malhada Vermelha foi premiada pelo cidadão José Antônio de Menezes, que construiu uma capela sob a invocação de Nossa - Senhora do Patrocínio, filiada à freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. A dita capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei provincial número 1168, de 22 de maio de 1871, com o nom!, de Nossa Senhora do Patrocínio do Coité.
Antigo Mercado Municipal - prédio onde hoje funciona O Fórum da Comarca de Paripiranga.
Foi o arraial de Patrocínio de Coité elevado à categoria de vila pela Lei provincial número 2553, de 01 de maio de 1886, que criou o município de Patrocínio de Coité, com território desmembrado do de Bom Conselho (atual Cicero Dantas), que se instalou a 1.0 de fevereiro de 1888. Pelo Decreto estadual número 7341, de 30 de março de 1931, o município teve o seu nome mudado para Paripiranga.
Os Decretos estaduais 7455, de 23 de julho de 1931 e 7479, de 8 de julho do mesmo ano, anexaram a Paripiranga o município de Cícero Dantas, sendo ai criada a subo prefeitura do mesmo nome. O município de Cícero Dantas foi restabelecido pelo Decreto estadual número 8447, de 27 de maio de 1933, ficando o município de Paripiranga constituído de dois distritos: 
Praça da Santa
Paripiranga e Adustina, cuja composição administrativa foi ratificada de acordo com a Lei número 62-8, de 30 de dezembro de 1953. Recentemente o distrito de Adustina ganhou autonomia administrativa e elevou-se à categoria de cidade. Foi primeiro Intendente o padre Vicente Valentino da Cunha e compunha a primeira Câmara os seguintes vereadores: João Cardoso dos Santos (presidente), Alexandre José Ribeiro, Ludugero de Sousa Rocha, Joaquim Norberto de Santana, Diocleciano Mainart de Oliveira e João Antônio dos Anjos (Compilação da Inspetoria Regional de Estatística por José de Almeida Costa; Chefe da Agência Municipal de Estatística - Antunes Santa Rosa Carvalho)
Antigo abrigo municipal - prédio onde hoje funciona o Espaço Cultural AGES







Fonte: Site Prefeitura de Paripiranga
Aos naturais do município aplica-se o pátrio paripiranguenses. O nome primitivo da localidade onde se originou o município era "Malhada Vermelha", proveniente da abundância de terrenos argilosos com a denominação local de "selão", depois mudado para Patrocínio do Coité, havendo ligação desse nome com a existência, na extrema oriental do município, de grande exemplar de uma árvore denominada coité. Finalmente, por força do Decreto estadual n.º 7 341, de 30 de março de 1931, passou o município a denominar-se Paripiranga, que segundo alguns vêm do tupi "terra vermelha", nome primitivo do lugar; e segundo outra versão é a junção dos vocábulos "pari" (cercado de peixes) e de "piranga" (vermelho), donde viria também Ipiranga, o antigo nome do vaza-barris.


Exames apontam ausência de tumor em Lula

Ex-presidente passou por ressonância e laringoscopia. Resultados apontaram "ausência de tumor visível", informa hospital Sírio-Libanês

Lula no hospital Sírio Libanês em São Paulo
Lula no hospital Sírio Libanês em São Paulo (Divulgação)
Não há mais sinais visíveis do tumor na laringe de Luiz Inácio Lula da Silva. O diagnóstico foi dado ao ex-presidente por seus médicos na manhã desta quarta-feira. Lula se internou para a realização de exames por volta das 8 horas no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde trata do tumor desde o ano passado.
Em nota, o hospital informa que Lula passou por exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia. Os resultados apontaram, segundo boletim divulgado nesta quarta, "ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado".
Avaliações - O ex-presidente continuará com sessões de fonoaudiologia, informam os médicos, assim como deve iniciar uma programação de avaliações periódicas daqui para frente.
O ex-presidente Lula está em tratamento contra um câncer na laringe desde outubro do ano passado. A equipe que o assiste é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e David Uip.
Lula havia concluído o tratamento radio-quimioterápico em 17 de fevereiro, quando teve alta do hospital. Na ocasião, ele foi orientado a prosseguir o processo de recuperação em casa, com assistência fonoaudiológica e fisioterápica, e posteriores exames de reavaliação do seu estado de saúde.
Ligações - Assim que recebeu o diagnóstico de seus médicos, o ex-presidente tratou de telefonar para a esposa Marisa Letícia, e, depois, para presidente Dilma Rousseff, que segue em viagem à Índia, onde participa de uma reunião entre chefes de estado do grupo dos Brics(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em seguida, Lula entrou em contato com o deputado federal Marco Maia (PT-RS), presidente da República em exercício, informando-o das novidades.
 Fonte: Veja

Americano recebe transplante de face mais completo da história

Quinze anos depois de ter o rosto deformado por um tiro, Richard Lee Norris ganhou novo tecido facial, dentes, maxilar, mandíbula e língua

Imagem divulgada pelo centro médico da Universidade de Maryland mostram Richard Lee Norris, homem que recebeu um transplante facial após grave acidente com uma arma de fogo
Richard Lee Norris antes do acidente, depois já com o rosto deformado e, por último, após o transplante facial(AFP/University of Maryland Medical Center)
A Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, divulgou nesta terça-feira os detalhes do transplante facial completo mais extenso realizado até hoje, que inclui não só os tecidos do rosto, do couro cabeludo à nuca, mas também o maxilar, a mandíbula os dentes e parte da língua. A cirurgia durou 36 horas e ocorreu entre os dias 19 e 20 de março, no próprio Centro Médico da instituição americana.
Quem recebeu o rosto foi Richard Lee Norris, um homem de 37 anos que reside na cidade de Hillsville, na Virgínia. Ele foi ferido em 1997 com um tiro na face e, desde aí, passou por diversas cirurgias reconstrutivas. Richard perdeu os lábios e o nariz e teve circulação limitada na região da boca. Parte de sua recuperação foi possível graças à família de um doador anônimo que doou as estruturas da face do parente morto, além de outros órgãos que foram transplantados para outros pacientes. 
Em 2005, Lee procurou pela primeira vez o Centro Médico da Universidade de Maryland, para discutir possíveis reconstruções de sua face com o médico Eduardo Rodriguez, que liderou a pesquisa. Sete anos depois, Richard ganhou um rosto novo. "Nós utilizamos práticas cirúrgicas inovadoras e técnicas computadorizadas para transplantar precisamente a parte central do rosto, o osso maxilar e a mandíbula, incluindo os dentes e parte da língua", explica Rodriguez.
Além disso, o transplante envolveu todo o tecido facial, do couro cabeludo até o pescoço, incluindo os músculos que ficam por baixo da pele, para permitir a expressão facial, e os nervos motores e sensoriais, para restaurar a função e a sensibilidade do rosto. "Nosso objetivo é recompor a função, bem como ter resultados esteticamente agradáveis", diz o cirurgião.
A equipe é formada por médicos da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, incluindo membros da Divisão de Transplantes da instituição, que têm estudado maneiras de reduzir a rejeição de órgãos doados e minimizar os efeitos colaterais em longo prazo, além de 150 enfermeiros e outros profissionais de apoio. "Essa conquista é o resultado de mais de 10 anos de pesquisas sobre a resposta do sistema imunológico a transplantes de face, realizadas pela universidade", diz o Dr. Stephen T. Bartlett, que participou da cirurgia.

Fonte: Veja

Morre no Rio o escritor Millôr Fernandes

Millôr Fernandes

Millôr Fernandes (Wilton Junior/AE)
Morreu nesta terça-feira, aos 88 anos, o escritor, jornalista e cartunista Millôr Fernandes. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral em fevereiro de 2011, e teve duas longas internações ao longo do ano. Morreu em sua casa, de parada cardíaca, às 21h de ontem.
Embora seja mais conhecido do público como humorista, Millôr foi um intelectual como poucos, e participou de grandes momentos da imprensa brasileira do século XX. Foi um dos responsáveis pelo fenômeno editorial da revista O Cruzeiro, que chegou a ter tiragem de 750 mil exemplares nos anos 1950, e um dos fundadores do lendário O Pasquim, tablóide que se tornou símbolo da resistência à ditadura militar. Em VEJA, no Jornal do Brasi, no Correio Brasiliense, em O Estado de São Paulo e outros jornais, deixou a marca de um humor inteligente e ácido, que produziu frases antológicas como "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim", ou "“A justiça pode ser cega: mas que olfato!”
Millôr era um intelectual inquieto. Publicou dezenas de livros, mas dizia que não tinha obra (“É coisa de pedreiro”). Tradutor de Shakespeare, Molière e Brecht, foi um dramaturgo premiado - entre as peças que escreveu, destacam-se Um Elefante no Caos e Liberdade, Liberdade (com Flávio Rangel). Como se não bastasse, reivindicava o título de inventor do frescobol, e foi vice-campeão mundial de pesca ao atum na Nova Escócia, em 1953. Seu perfil no Twitter tinha 285 mil seguidores.
Nascido no Méier, bairro da zona Norte do Rio, em 16 de agosto de 1923, Millôr foi registrado – com quase um ano de atraso - como Milton Viola Fernandes, e acabou adotando o nome que se conseguia ler na certidão de nascimento. Órfão muito cedo de pai e de mãe, começou a trabalhar aos 13 anos em O Cruzeiro, onde ficou por 25 anos. Tornou-se um autodidata radical. Foi trabalhando que aprendeu tudo o que sabia fazer. E só parou de trabalhar quando sofreu o AVC. Em 2004, quando sua obra começou a ser relançada pela Editora Desiderata, disse a VEJA que continuava a fazer "dez coisas por dia". "Se não faço, me sinto um fracassado", explicou.

Millôr Fernandes, que não era um saudosista, só admitia ter saudade de Ipanema nos anos 1960. "Fui morar lá em 1954. Meu edifício foi o primeiro, tive que espantar os índios da praia", disse, em entrevista ao jornalista Sérgio Rodrigues, em 2008. Ele teve dois filhos - Ivan e Paula - com Wanda Rubino Fernandes. E deixa também um neto, Gabriel.  O velório será nesta quinta-feira, das 10h às 15h, no Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro. A cerimônia de cremação será restrita à família.
Fonte: Veja.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

POPÓ CONFIRMA SUA DESPEDIDA

O boxe brasileiro terá seu combate mais importante dos últimos anos no dia 2 de junho. Nesta sexta-feira, Acelino Popó Freitas confirmou no Twitter sua despedida oficial dos ringues contra Michael Oliveira, principal revelação do boxe nacional. O confronto acontecerá na cidade de Punta Del Este, no Uruguai. 
“Agora está tudo certo para a luta contra Michael de Oliveira. Portanto, dia 02 de Junho, em Punta Del Leste, no Uruguai, no Cassino Conrad”, afirmou o ex-campeão mundial em seu microblog.
“Só falta uma coisa para completar esta grande noite de despedida, dia 02 de Junho, contra o Michael: a narração histórica do Galvão Bueno”, completou o deputado federal. 
Popó e Michael Oliveira já negociam o confronto há meses, desde que o atleta de 21 anos lançou o desafio em entrevistas. O pugilista baiano ficou irritado com o chamado, pois já havia largado os treinos há anos, mas decidiu aceitar o confronto diante da maior revelação do boxe brasileiro nos dias de hoje.
O deputado chegou até mesmo a divulgar na internet um vídeo com o início dos seus treinamentos para o confronto e no fim ainda aproveita para provocar seu adversário: "Me espera, Michael. Tô vindo com tudo. Palhaço!". 
Tetracampeão mundial, Popó ostenta o invejável cartel de 38 vitórias, sendo 32 por nocaute, e apenas duas derrotas. 
Michael Oliveira, por sua vez, foi “criado” como pugilista nos Estados Unidos. Até o momento, o lutador paulista soma 16 vitórias (13 por nocaute) e nenhuma derrota na carreira. 

Assistir o Popó lutar é muito emocionante e se for com a narração do Galvão Bueno fechará com chave de ouro. Boa sorte campeão! Com certeza que será uma bela luta.


Fonte: IG Esporte

Popó volta a treinar e manda recado para michael - confirmado 02 de junho em Punta Del Leste

O CAMPEÃO ESTÁ DE VOLTA E MAIS PREPARADO DO QUE NUNCA!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Jovem precisa de ajuda em Tobias Barreto

 

Jovem passou quatro meses na UTI depois de ser vítima de marginais
O fato lamentável aconteceu no dia 28 de maio de 2011, no centro da capital sergipana. Williams Rodrigues da Silva, 31anos, separado da esposa e com três filhos, hoje reside travessa Elias Montalvão no centro da cidade de Tobias Barreto, com sua irmã.
Williams trabalhava como pintor em Aracaju e voltando do trabalho foi vítima de um assalto por dois elementos armados com arma branca. O jovem sofreu fortes espancamentos e foi atingido com várias facadas. Ele foi socorrido pela a equipe do SAMU, que segundo familiares foi levado como morto.
Williams passou quatro meses na UTI e dois meses na ala vermelha do Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (João Alves).
Sem pai e mãe, Williams vive aos cuidados de sua irmã Elaine, que cuida dele como uma criança, e sem condições luta para realizar todos os cuidados necessários. "Meu irmão mora na sala de minha casa, eu passo a noite inteira acordada apreensiva e sofrendo com o sofrimento dele, não tenho tempo para trabalhar, meu marido 'se vira nos trinta', faz tudo, trabalha como segurança e nas folgas vende água de coco", lamentou Elaine.
Elaine explica também que tem muita força e pouco incentivo dos órgãos competentes. Faltam medicamentos e material hospitalar, além disso, por falta de condições, não oferece a alimentação adequada para o tratamento orientado pelos médicos.
AJUDA
As pessoas que tiverem interesse em ajudar podem ligar ou procurar a Luandê FM em Tobias Barreto, que juntamente com o repórter Gerliano, está se mobilizando na campanha.

Fone: (79) 3541-1222 / 9878-2770

Fonte: Facebook

Representantes da Embrapa apoiam Projeto Biobras

15/3/2012



O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, recebeu na última terça-feira (13), em Brasília, o Assessor Jurídico da Presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. Gastão César de Carvalho; o Chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Celso Luiz Moretti; e o Assessor Jurídico da Embrapa, Julierme Freire.

Na oportunidade, os representantes da Empresa manifestaram apoio ao projeto de lei (PLS 583/07), de autoria do senador Marcelo Crivella, que autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Instituto de Pesquisa da Biodiversidade Brasileira (Biobras). O órgão seria voltado à realização de pesquisas de bioprospecção para a promoção do aproveitamento econômico da biodiversidade.


Fonte: marcelocrivella.com

POPÓ E CAMPEÕES DO UFC PRESTIGIAM FESTA DO TUF


Reality show da organização acontecerá no Rio de Janeiro


Na noite desta terça-feira, alguns dos maiores nomes do MMA mundial prestigiaram a festa de lançamento do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter Brasil. O programa, que vai ao ar pela TV Globo a partir do dia 25 de março, mostrará o cotidiano de atletas que buscam o estrelato na modalidade. Dentre os Participantes, um soteropolitano. Hugo Viana, o Wolverine baiano que possui cinco vitórias na carreira, todas por decisão dos árbitros.

(Hugo Viana, o Wolverine baiano)


No evento, marcaram presença o campeão dos pesos-leves e dos médios do UFC, José Aldo e Anderson Silva, assim como o campeão mundial de boxe, deputado Acelino 'Popó' Freitas. Os lutadores Vitor Belfort e Wanderlei Silva, que serão treinadores no reality, obviamente, também estavam lá, e todos posaram para fotos ao lado de suas esposas. Confira abaixo.





(Fotos: Reprodução / Twitter)


Vale salientar que o vencedor de cada categoria do reality terá um contrato com o UFC.
As finais estão previstas para o dia 23 de junho.

Conheça os nomes de todos os 32 participantes do reality show.

Peso Médio

Serginho Moraes
Cezar Mutante
Leonardo "Macarrão" Mafra
Daniel Sarafin
Gustavo "Labareda" Sampaio
Richardson "Monstrão" Moreira
Fabio Bolinho
Renee Forte
João Paulo Tuba
Francisco Massaranduba
Thiago Rela
Charles Maicon
Gilberto Galvão "Giba"
Thiago "Bodão" Perpétuo
Samuel Trindade
Delson Pé de Chumbo

Peso Pena

Alex "Sangue" Ramos
Rony Jason
Godofredo Pepey
Marcos Vinicius "Vina"
Anistávio Gasparzinho
Johnny "Cabeça" Gonçalves
Hugo "Wolverine" Viana
Fernando Duarte Guerra
Rodrigo Damn
John Teixeira
Rafael Bueno
Wagner "Galeto" Campos
Pedrinho Nobre
Fabrício de Assis Costa da Silva "Guerreiro"
Dileno Lopes

(*)Com informações do SporTV.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ministro da Pesca Marcelo Crivella

14/3/2012

Reunido com empresários, ministro defende união para tornar o Brasil campeão na aquicultura

Na manhã desta terça-feira (13), o ministro Marcelo Crivella se reuniu, em Brasília, com empresários da aquicultura nacional. O objetivo foi estreitar relações e conhecer a experiência de campo destes produtores para a implantação de políticas públicas de estímulo ao setor.

O ministro defendeu modelos de produção que incentivem a participação dos pequenos e médios produtores. Também destacou a importância de todos se unirem para vencer os gargalos do setor, projetando a aquicultura brasileira “no cenário mundial”.
Os empresários elogiaram a atuação do Ministério e as conquistas já alcançadas nos últimos anos, mas também abordaram os problemas que ainda impedem o maior avanço do setor. Para os empresários, são pontos críticos a morosidade e os impeditivos relacionados à concessão de licenças ambientais nos estados. Também destacaram a importância da pesquisa científica para apoiar a criação das espécies nativas em cativeiro e para o desenvolvimento de máquinas e equipamentos adequados.
Potencial e gargalos
Segundo o último boletim estatístico da pesca e aquicultura brasileira, do MPA, a produção aquícola nacional em 2010 foi de 479,4 toneladas, representando um aumento de 15,3% em relação à produção de 2009. No triênio 2008-2010, o incremento foi de 31,2% na produção. Apesar deste grande fôlego, o setor ainda está longe, nas palavras do ministro Crivella, de “produzir na escala compatível com as nossas riquezas naturais”. O País conta, afinal, com 12% da superfície de água doce do planeta e uma costa de mais de oito mil quilômetros de extensão. Todos estes recursos podem levar o País, dentro de alguns anos ou décadas, a se tornar um dos maiores produtores mundiais de peixes, crustáceos e moluscos.
Para Camilo Diógenes, representante da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAq), apenas o estado do Ceará tem potencial para produzir anualmente 240 mil toneladas de tilápia. Entretanto, os embaraços com o licenciamento ambiental estão limitando a produção a apenas 15% deste total. Já Pedro Furlan, diretor presidente da Nativ Pescados, destacou que o maior desafio para o País “é criar um modelo para atingir alta escala de produção, com empresas âncoras”. O produtor de pescado e ração Aniceto Wanderley, de Roraima, lembrou que a aquicultura tem importância social para a Amazônia e é uma atividade que não demanda desmatamento. Recordou que o BNDES deve ser um parceiro das iniciativas na região. Em Rondônia, apontou que o desenvolvimento do peixe tambaqui em cativeiro “é fantástico”. O espanhol Roman Davila, diretor-executivo da Pescanova Brasil, alertou para o fato de que a aquicultura brasileira deve se voltar não apenas para o mercado interno quanto para o internacional. Para tanto, defendeu a redução de custos de produção. O consultor Sérgio Annibal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, convidado pelo ministro Marcelo Crivella para o encontro, informou que o pirarucu da Amazônia, um dos maiores peixes do mundo, está fazendo muito sucesso em países como o Japão, pela sua carne branca e suave.
Jorge Souza, CEO do grupo Mar & Terra afirmou que o País precisa investir mais em pesquisa em áreas como manejo, sanidade e melhoramento genético, para “reduzir custos e tornar o setor competitivo”. Preconizou ainda um modelo em que as empresas pequenas e médias se dediquem à produção e as empresas maiores, chamadas âncoras, à parte de processamento e comercialização. Elogiou as espécies nativas de peixe, de grande biodiversidade, e destacou o imenso potencial da Amazônia e do Pantanal para atividade aquícola. Para Luiz Valle, diretor-executivo da Cavalo Marinho, o MPA tem uma função estratégica para o setor aquícola nacional.
Por sua vez, Jaime Brum, do Projeto Pacu, lembrou que o governo do Acre se uniu a nove cooperativas e associações de pequenos produtores, e ainda a 15 grandes produtores, para desenvolver um projeto capaz de elevar a produção estadual de cinco mil para 20 mil toneladas até 2015. Na parte industrial os investimentos chegam a R$ 53 milhões, para a construção de uma moderna fábrica de ração, frigorífico e produção de alevinos.


terça-feira, 13 de março de 2012

O BOXEADOR POPÓ

Atleta


Acelino Freitas nasceu numa família pobre, de um bairro da periferia da capital baiana, a Cidade Nova, localizado na região da Baixa de Quintas, filho de Niljalma Freitas e Zuleica. Recebeu da mãe o apelido com que tornou-se conhecido: Popó, por ter mamado até uma idade avançada.
Seu pai era também pugilista, assim como três dos seus irmãos, dos quais Luís Cláudio foi quem mais o incentivou a também ingressar na profissão, o que fez já aos catorze anos de idade.
Até o primeiro título mundial, morava com os pais e irmãos naquele casebre, de 6,75 m², que tinha panos como divisórias.
Com dois casamentos, e filhos com três mulheres diferentes, o baiano enfrentou no segundo (com Eliana Guimarães, filha do empresário André Guimarães) uma fase bastante difícil, que refletiu negativamente nos seus resultados sobre os ringues (causando sua primeira derrota na carreira) - a reconciliação veio habilitá-lo a novamente disputar um título, e vencer.
É pai de Rafael, Igor, Iago, Gustavo, Juan e Acelino Popó.
Seus treinamentos básicos são feitos na cidade natal, onde construiu um ginásio, voltado para a preparação de novos talentos. Mas, antes de cada luta, vai para os Estados Unidos, onde as instalações e materiais são muito mais apropriados.
Se lançou candidato a deputado federal pela Bahia nas eleições de 2010 pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB)
Inicialmente, não foi eleito como deputado, ficando na primeira suplência. Mas, devido à indicação do deputado Mário Negromonte (PP-BA) para o Ministério das Cidades, Popó herdou a vaga e foi diplomado como deputado federal da Bahia.
Lutando contra as dificuldades do boxe no Brasil - onde o esporte não tem a popularidade que goza noutros países - Popó por diversas vezes queixa-se da falta de patrocínio. Apesar disto, o país ostenta, em 2006, dois campeões mundiais, ambos da Bahia: Acelino e Valdemir Pereira (conhecido pelo apelido de "Sertão").
Popó tem uma carreira vitoriosa, iniciada profissionalmente em 1995, onde já conquistou quatro Cinturões de campeão, dos quais os principais foram: Super-Penas (1999, pela WB0); Unificado Super-Pena (2002, pela WBA) e dos Leves (2004, pela WB0), agora reconquistado. Foram 38 vitórias (32 por nocaute) e 2 derrotas (ocorrida quando de sua separação de Eliana, contra o norte-americano Diego Corrales, em 2004 e a outra em 2007, contra o americano Juan Díaz).
Em 30 de abril de 2006 reconquistou o cinturão da categoria dos Leves, pela Organização Mundial de Boxe - OMB (em inglês WBO), contra o americano Zahir Raheen (numa luta de doze assaltos, vencida por pontos, no placar de 2 a 1 dos três jurados) antes de perde-lô para Juan Díaz.

Fonte: Site Wikipedia


O campeão mundial de boxe Popó foi e sempre será motivo de muitas alegrias para o nosso país. O Popó levou o nosso Brasil para o topo, apesar de todas as dificuldades que a vida apresentou ele lutou e venceu e literalmente deu a cara pra bater e alcançou seus objetivos. É um bom filho, bom pai, bom irmão, bom amigo e agora também está fazendo a diferença na política como Deputado Federal.

LAR IRMÃ BENEDITA CAMURUGI


CASA SIMOES FILHO

Sede Simões Filho
Em 1998, em sua casa no bairro de baixa de quintas, dona Nilzete recebeu a visita do Padre Emilio que comovido ao ver a casa cheia de crianças, ofereceu uma casa em Simões Filho, perto de Salvador, para que pudesse abrigar parte das crianças. 
No inicio ela achou longe e que teria dificuldades, mas a casa era grande e a quantidade de crianças aumentava o cada dia. Dessa forma aceitou a oferta do Padre Emilio e passou a manter também essa segunda casa.
Atualmente a sede de Simões Filho acolhe cerca de 50 abrigados entre crianças e adolescentes de ambos os sexos.
Localizada na Praça da Bandeira, Centro, a Instituição possui 7 colaboradores que exercem atividades vitais para o funcionamento da Entidade (Cozinheira, Lavadeira, Monitores, Orientadora educacional, Porteiro e uma Coordenadora Administrativa).

Sede Simões FilhoAtravés de parcerias, alguns abrigados tem a oportunidade de participar de curso de informática, atendimento e orientação psicológica, atendimento médico e odontológica, projeto ProJovem e diversas palestras ministradas por profissionais do Centro Social Marta Alencar.
Nossa estrutura abrange além dos dormitórios, cozinha, lavanderia e espaço de lazer, possuímos também uma biblioteca com um cantinho para brinquedoteca, um consultório odontológico (inativo por falta de profissional especializado), um bazar, onde as roupas recebidas de doação que não são utilizadas pelas crianças são colocadas a venda com preços populares, revestindo o dinheiro para a instituição e gastos emergenciais, e uma padaria que futuramente será um espaço utilizado para promover cursos voltados à panificação e afins para os próprios abrigados de profissionalizarem.

O horário de visitação é de segunda a segunda das 9 as 11:30 e das 13:30 as 17:00h.

UNIDADE Da CIDADE NOVA

Com uma doação recebida na Instituição, dona Nilzete comprou uma casa de um andar na Cidade Nova, que para maior conforto das crianças foi reformada e com uma compra de uma casa ao lado, foi ampliada e hoje possui três andares.
Atualmente a sede da Cidade Nova acolhe cerca de 40 abrigados entre crianças e adolescentes de ambos os sexos.

UNIDADE BAIXA DE QUINTA (INATIVA)

Há 50 anos vinda do interior, dona Nilzete Camurugi Menezes trouxe consigo um órfão e tudo começou em sua própria residência, amparando famílias vindas do interior para cuidados e tratamento medica. Com o aumento de crianças, houve a necessidade da formalização legal, tornando-se uma instituição "Lar Irmã Benedita Camurugi”. Dando assim inicio a essa longa e linda história social e beneficente que já atendeu cerca de 1000 crianças, adolescentes, idosos, moradores de rua e mães que necessitaram de apoio, abrigo e afeto.


Filtro Solar na voz de Pedro Bial


Olhar a vida com cuidado faz toda a diferença.

Programa do Ratinho - Acelino Freitas, o Popó (06/10/2011)

BATE-PAPO COM POPÓ NAS ESCOLAS

Popó é destaque na comissão da Lei da Copa

Titular da Comissão Especial para Analisar o Projeto da Lei Geral da Copa de 2014, o deputado federal Acelino Popó (PRB-BA) foi um dos destaques na sessão de instalação da comissão, ao propor a apresentação de dez emendas à proposta encaminhada pelo governo.  Segundo o parlamentar republicano, suas propostas se basearam na avaliação que fez do “Caderno de Encargos” da última copa, realizada na África do Sul, e contempla questões como a segurança nas partidas, a contratação de empresas terceirizadas, a proibição da venda casada de pacotes de ingressos e a garantia de manutenção da meia-entrada para estudantes e idosos.

Popó também quer que a Fifa se comprometa a colaborar na adoção de medidas que coíbam a exploração sexual e do trabalho infanto-juvenil durante o evento. “Do jeito que está sendo apresentada, parece que a Copa é só da Fifa. E não é. Ela é do Brasil”, definiu o deputado.

Membro suplente da comissão, o deputado Heleno Silva (PRB-SE) também manifestou sua preocupação com a organização dos jogos. “Devemos criar condições para que a Copa se realize e seja um sucesso. Mas não podemos esquecer da vida de milhões de brasileiros que serão modificadas não só durante o evento, mas também na preparação deste e após os jogos”, destacou.

O projeto de lei 2330, de autoria do Poder Executivo traz um conjunto de regras criadas de forma a flexibilizar a legislação brasileira de acordo com as exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA), conforme caderno de encargos assumidos pelo Brasil quando se candidatou a organizar a Copa. Entre outros pontos, o texto também facilita a entrada de estrangeiros no País no período das competições, em 2014.

Fonte: www.popo.com.br
Texto e Edição: Paulo Gusmão / Crédito: Diogenis Santos/Ag.Câmara

EFICIÊNCIA DO DEPUTADO FEDERAL ACELINO POPÓ

O Deputado Acelino Popó está se dedicando intensamente a pasta do esporte no congresso.

Veja algumas das atribuições do parlamentar na Câmara dos Deputados:
- Presidente Nacional do PRB Esporte;

- Presidente da Frente Parlamentar do Esporte;

- Membro titular da Comissão de Turismo e Desporto;

- Membro titular da Comissão Especial da Copa do Mundo;

- Presidente da Comissão Especial que trata sobre o legado da Copa do Mundo no Estado da Bahia;

- Autor de 6 projetos de lei, sendo 4 relacionados ao Esporte e 2 voltados para a proteção à família.

- Autor do projeto social conhecido como “Bate papo com Popó nas escolas”, que visa combater o bullying, as drogas e a violência em geral nos centros de ensino da rede pública, por meio da implementação do esporte como inclusão social.

Líder na Frente Parlamentar do Esporte

O Deputado Acelino Popó preside Frente Parlamentar do Esporte. Criada em 21 de maio de 2007 pela deputada federal Manuela D’ávila, a Frente Parlamentar Mista do Esporte reinicia as suas atividades na 54° legislatura, no dia 17 de agosto de 2011, onde a então Presidente transfere a coordenação dos trabalhos para o deputado federal Acelino Popó (PRB/BA) e permanece no cargo de Vice-Presidente. A iniciativa de promover a valorização do esporte e o reconhecimento do esportista brasileiro motivou a continuação dos trabalhos de uma frente parlamentar forte e com ações bem definidas.

Popó irá formar um grande time de parlamentares a favor da valorização do esporte e do reconhecimento do esportista. Parlamentares como Afonso Ham, ex-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, e o Senador Rodrigo Rollemberg completam o time que compõe a Mesa Diretora. A lista divulgada recentemente aponta a inscrição de 326 membros, sendo 301 deputados e 25 senadores.

A Frente tem como objetivo principal a implementação de políticas e ações relacionadas à valorização do esportista e das modalidades desportivas. A intenção do deputado é promover a união entre atletas, autoridades, órgãos e a população em geral para ressaltar a importância do esporte brasileiro.

O Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico e o Comitê Paraolímpico são parceiros importantes da frente. Popó afirma que as ações da frente estarão diretamente interligadas a esses órgãos.

"Em meio a um cenário onde todas as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, faremos dessa frente uma das principais e mais atuantes do Congresso Nacional. A criação dela servirá para mudar a realidade dos esportistas e de atletas amadores e profissionais, trabalhar a real necessidade dessas pessoas que, como eu, sofreram e ainda sofrem para conciliar a prática do esporte e a sua sobrevivência", destacou Popó.
Na foto: Deputada Manuela D´ávila e Deputado Acelino Popó, presidente da Frente Parlamentar do Esporte

Wagner e João farão novas mudanças

Política 

 As movimentações na esfera do poder nacional e o cenário diante das eleições municipais que acontecem em outubro têm mexido na arrumação das equipes do governo baiano e da Prefeitura de Salvador. No campo da gestão estadual, após a mudança na Secretaria de Planejamento (Seplan) com o afastamento de Zezéu Ribeiro (PT) e consequente substituição por José Sérgio Gabrielli (PT), que deixou o comando da Petrobras, a expectativa é de mais mudanças até o início do próximo mês. Os próximos capítulos reservam alterações nos comandos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e na Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Pobreza (Sedes).

O governador Jaques Wagner (PT), que viaja hoje para Brasília, já começa a articular nomes possíveis para troca de comando dessas áreas. No Palácio Thomé de Souza, o clima também é de dança das cadeiras. Dois secretários municipais se desincompatibilizam ainda esta semana de suas funções, antecipando o prazo legal de seis meses, estabelecido pela Justiça Eleitoral para aqueles que irão concorrer a cargos eletivos, e pelo menos mais seis mudanças ainda são esperadas no primeiro e segundo escalões. 

Vale lembrar que o ambiente de mudanças na composição do poder municipal já começou ontem com a posse do novo secretário de Comunicação (Secom), André Curvello. Ele reassume a pasta que já comandou por dois anos e meio. De olho nas urnas de outubro, vão se desincompatibilizar dos cargos também os secretários de Planejamento e Gestão, Reinaldo Saback, e da Casa Civil, João Leão (PP).

Saback, que pensa em concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, se despede da pasta amanhã. Antes, ele entrega para o prefeito João Henrique (PP) o Plano de Cargos e Salários do funcionalismo. Já João Leão, que durante os últimos meses se tornou o braço direito do alcaide, retoma seu mandato de deputado na Câmara Federal.
 
No âmbito estadual, por sua vez, o titular da Sefaz, Carlos Martins (PT), que amanhã apresentará na Assembleia Legislativa o balanço das contas do último quadrimestre de 2011, já está de malas prontas para deixar a pasta até o dia 30. Em conversa com a Tribuna, o secretário confirmou mais uma vez que está decidido a deixar o governo e encarar o sonho de disputar a Prefeitura de Candeias. 

Ele, que ainda cumpre as tarefas de secretário, fez uma avaliação positiva de sua atuação. “Entrego uma gestão fiscal equilibrada. Ao longo dos cinco anos, vou conseguir entregar o Estado bem melhor do que antes”, afirmou. O secretário disse não saber quem irá substituí-lo. “O governador, no momento certo, é quem vai dizer”, restringiu.  

O responsável pela área de Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro (PT) ainda não bateu o martelo, mas há quem já dê como certa a sua saída para enfrentar as eleições para a Prefeitura de Senhor do Bonfim. Conforme sua assessoria de comunicação, ele ainda não emitiu uma decisão sobre o assunto. No entanto, nos bastidores do meio político, há quem diga que a falta de lideranças de peso dentro do PT no município possa influenciar na saída.

Caso ele não saia, poderá apoiar um candidato do arco de alianças entre os partidos governistas, PSB ou PCdoB. Segundo a assessoria de comunicação, seu objetivo é cuidar das questões ligadas ao metrô de Salvador, de forma mais direta em Brasília. Os subsecretários das respectivas pastas assumirão interinamente.
Lílian Machado REPÓRTER
Fonte: Tribuna da Bahia