sexta-feira, 19 de abril de 2013

O ÓCULOS DO CAMPEÃO POPÓ















fonte: www.facebook.com/oculossanmarino



19 de abril Dia do índio

Nasceu em 1940 no Congresso Interamericano





19 de abril de 1940 foi a data em que os delegados indígenas se reuniram pela 1ª vez em assembléia no Congresso Interamericano. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.


Reunida em Patzcuaro (México), a assembléia aprovou, entre outras propostas, o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos. Este dia seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino.

Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 460 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além disso, a Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

Em densidade populacional, os seis maiores povos indígenas do Brasil são Guarani (30 mil), Ticuna (23 mil), Kaingang (20 mil), Macuxi (15 mil), Guajajara (10 mil), Yanomami (9.975).

Índice de desenvolvimento
Um estudo inédito do economista Marcelo Paixão, coordenador do Observatório Afro-Brasileiro, mostra que a população indígena brasileira apresenta um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) próximo ao da Bolívia.

O IDH é um indicador da ONU que aponta o padrão de desenvolvimento humano em cada país. Ele é calculado a partir de indicadores de escolaridade, renda e expectativa de vida. O valor encontrado varia de zero, o pior desenvolvimento humano possível, a um, o melhor. Um índice acima de 0,800 é considerado de alto desenvolvimento humano.

Para o Brasil, o índice fica em 0,790, o que coloca o país na 62ª posição do ranking de 177 países divulgado em 2004. Os índios têm IDH de 0,683, próximo da Bolívia (114º no ranking). 

Outros dados da tese mostram que não é apenas no desenvolvimento humano que os indígenas têm os piores índices. A taxa de mortalidade por desnutrição na população indígena adulta é de 11,2 por 100 mil habitantes, contra a média de 4,3 da população brasileira. A proporção de indigentes também é maior: 45% da população, contra 23% da média do país.

Origem
Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores vindos da América do Norte através do istmo do Panamá. Há milhares de anos -não há consenso entre os arqueólogos sobre a antigüidade da ocupação humana na América do Sul-, os povos indígenas ocuparam virtualmente toda a extensão do continente. De lá para cá essas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distintas entre si.

Tradicionalmente, as sociedades indígenas não se fixavam a um mesmo território por muito tempo. As aldeias indígenas eram organizadas, levando-se em consideração a quantidade, a qualidade e a distribuição espacial dos recursos indispensáveis ao desenvolvimento de suas comunidades.

No Brasil, desde o século 16, existem instrumentos legais que definem e propõem uma política para os índios, fundamentados na discussão da legitimidade do direito dos índios ao domínio e soberania de suas terras. Esse direito - ou não - dos índios ao território que habitam está registrado em diferentes legislações portuguesas, envolvendo Cartas Régias, Alvarás, Regimentos etc.

Política indigenista
Até 1988, a política indigenista brasileira estava centrada nas atividades voltadas à incorporação dos índios à comunhão nacional, princípio indigenista presente nas Constituições de 1934, 1946, 1967 e 1969. A Constituição de 1988 suprimiu essa diretriz, reconhecendo aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

Os índios também ampliaram sua cidadania, já são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses. Assim, o principal objetivo da política indigenista hoje é a preservação das culturas indígenas, através da garantia de suas terras, e o desenvolvimento de atividades educacionais e sanitárias.

Entretanto, a insuficiência de recursos oficiais, a integração cada vez mais comum do índio às sociedades urbanas e os conflitos raciais e sociais dos povos brasileiros têm colocado em risco a concretização das propostas políticas e direitos indígenas garantidos por Constituição.

Dia do Índio



O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Futebol Solidário leva craques a Itabuna
















O Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna, receberá um time de craques formado por Romário, Washington Stecanela, Tiririca e Popó. Todos unidos em nome de uma grande ação social que beneficiará entidades ligadas a APAE e a outras que oferecem tratamento a dependentes químicos. O evento está agendado para o dia 25 de abril, a partir das 19h.
             A iniciativa é do Campeão Mundial e deputado federal pela Bahia, Acelino Popó, que compõe o time de parlamentares formado por deputados federais e outros convidados.
             Os “bons de bola” garantem que vão arrancar sorrisos da torcida e irão ganhar de goleada. Romário diz que é o vice-artilheiro porque se não passar a bola para Popó, ele pode usar a mão de pedra. Tiririca é café com leite e só recebe a bola quando não tem mais ninguém livre”, completou o baixinho.
             Segundo a assessoria da Prefeitura, 10 mil pessoas devem comparecer ao Estádio e a arrecadação deve passar de 40 toneladas de alimento. As ações de divulgação do evento começam no dia 22, segunda-feira, no momento em que o Prefeito Claudevane anuncia o evento à população itabunense.
        Outra Campanha está associada ao evento. Em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Popó fará o pré-lançamento da Campanha “Crack? Só de Esporte”. A estreia está agendada para o dia 13 de maio, em Salvador. O projeto viabiliza o combate ao uso de drogas em todo o Estado, além de divulgar o trabalho da defensoria pública para aqueles que necessitam de assistência jurídica integral e gratuita e não podem pagar pelos serviços de um advogado.
        Na programação do evento, consta ainda uma Feijoada preparada por Dona Zuleika, mãe de Popó que será servida apenas para convidados no restaurante do Hotel Tarik Plaza, local onde estarão hospedados todos os parlamentares e demais componentes do time.


Fonte: Assessoria Deputado Popó


Fernando Fernandes e POPÓ lançam a campanha "Movimente-se! Cuide-se!"


Fernando Fernandes é o padrinho da campanha


Em homenagem ao Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado no dia 26 de abril, a Boxe Elite lança na próxima segunda-feira (22/04), a campanha “Movimente-se! Cuide-se!”, com o ex-BBB e campeão mundial em canoagem, Fernando Fernandes e o tetracampeão mundial de boxe, Acelino “Popó” Freitas.




A iniciativa tem como objetivo estimular não só os alunos do estúdio, mas todos os amantes de esportes a praticarem atividade física dentro e fora da academia, mantendo uma alimentação saudável e regular.

A campanha, que será desenvolvida com vídeos de conscientização divulgados na Internet, contará também com a participação do ex-pugilista e campeão baiano de boxe, sócio do estúdio Boxe Elite, Bruno Machado.


Fonte: Tribuna da Bahia



quarta-feira, 17 de abril de 2013

CIPÓ - RIBEIRA DO POMBAL - PARIPIRANGA / BA


Viagem para visita de cortesia e apresentação de projetos do Deputado Federal Acelino Popó em favor dos municípios e no combate as drogas.




GRAND HOTEL DE CIPÓ/BA



SECRETÁRIO DE TURISMO PIRA SOND E SUA IRMàSURIA PERRONE (esquerda) CIPÓ/BA




VEREADOR DOMINGUINHOS - RIBEIRA DO POMBAL/BA




CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRA DO POMBAL/BA



CÂMARA MUNICIPAL DE PARIPIRANGA/BA


VEREADORES J.LEAL E TOINHO DE VIRGÍLIO - PARIPIRANGA/BA


  VEREADOR TOINHO DE VIRGÍLIO  - PARIPIRANGA/BA 


VISITA AO SR. JOSÉ WILSON - FACULDADE AGES - PARIPIRANGA/BA



GRANDE EVENTO NA FACULDADE AGES - PARIPIRANGA/BA



ENCERRAMENTO DO VIII FÓRUM REGIONAL NA FACULDADE AGES




Texto: Liliane Vidal
Fotos: Liliane Vidal



FUTEBOL SOLIDÁRIO EM ITABUNA - DEPUTADO POPÓ E O TIME DE PARLAMENTARES





Fonte: Facebook

3ª EDIÇÃO - CONFRATERNIZAÇÃO DA SEMANA DA SANTA NA BAIXA DE QUINTAS


A 3ª edição da Confraternização da Semana Santa na Baixa de Quintas promovida pela própria comunidade e com o apoio do Campeão Mundial de Boxe e Deputado Federal Acelino Popó Freitas  que este ano infelizmente não pode prestigiar as comemorações por conta de compromissos, mas se fez presente na alegria das crianças, no comprometimento dos colaboradores nos três dias de comemorações e principalmente na emoção do seu irmão o DJ Tony Freitas que comoveu a todos ao falar de sua mãe a Dona Zuleica no encerramento da festa.

Foram três dias de comemorações:
Sexta-feira - Famoso Baba do vinho em que os homens se vestem de mulher e o jogo acontece em meio a muitas brincadeiras.
Sábado  - Queima do Judas, onde foi feita a leitura muito animada do testamento do JUDAS, sorteios de brindes, tudo com a animação do DJ Tony Freitas.
Domingo - Tarde de brincadeiras com a animação do DJ TONY FREITAS e a equipe do SHOWRISO.

As crianças se divertiram com as oficinas de pintura e bola divertidas, pula-pula, lanches, quebra-potes e muitos brindes para os ganhadores.

A confraternização também foi um chamado contra as drogas.
Não podemos permitir que continue avançando e destruindo famílias e essa também é uma das lutas do  nosso Campeão POPÓ.
O POPÓ nasceu nessa comunidade pobre e até os 23 anos dormiu no chão, morou num casebre com seus pais e quatro irmãos, foi tentado muitas vezes para seguir pelo caminho das drogas com a promessa de vida fácil, mas no entanto foi perseverante e se tornou ídolo mundial, respeitado e amado por todos.
O POPÓ não permitiu que as drogas entrasse na sua vida e destruísse os seus sonhos.


Vamos com o POPÓ dar um NOCAUTE nas drogas.

POPÓ é o projeto social que deu certo.



Quero agradecer a equipe do Showriso, ao DJ Tony Freitas, a todos os colaboradores que contribuíram de alguma forma para o sucesso da confraternização, em especial Henrique e Nino, e também ao campeão Acelino Popó que jamais esqueceu suas raízes.

Se 2013 foi bom!
2014 será ótimo!


OFICINA DE PINTURA E BOLAS










PULA-PULA











Guilherme também se divertiu

















CONCURSO DE DANÇA







BRINCADEIRA DO QUEBRA-POTE E OS GANHADORES




















OS PRIMOS INSEPARÁVEIS GABRIELA E BABINHA





COLABORADORES




EQUIPE DO SHOWRISO




QUEIMA DO JUDAS E SORTEIOS




DJ TONY FREITAS















Texto: Liliane Vidal
Fotos: Liliane Vidal
Colaboradores: Henrique e Nino